Translate - Tradutor

Visualizações de página

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Reverberação Positiva

Postado: Site Arlei Medeiros 

safe_image

Já se passaram 8 meses das manifestações de junho de 2013 e sinto positivamente que de lá para cá muita coisa mudou e para melhor. As  pessoas estão mais participativas nos assuntos que envolvem o dia a dia da cidade, do estado ou país.

O ato de cobrar por uma administração mais próxima da realidade das pessoas que vivem principalmente nas periferias, está cada vez mais arrebanhando lutadores pela causa. A própria mídia se vê na obrigação de mostrar toda essa indignação popular.

Nesta semana que se passou, participei de dois atos em que a participação do cidadão chacoalhou o comodismo de governantes. Começamos por Vinhedo onde um grupo de pessoas ligado ao prefeito Milton Serafim, articulou um pedido de cassação dos vereadores Rodrigo Paixão e Valdir Barreto, ambos do PSoL e da vereadora Marta Leão (PSD). Na primeira sessão da Câmara, na segunda-feira (03/02), muitos moradores da cidade foram ouvir de perto as desculpas dos vereadores para tamanho ato antidemocrático. Não se pode mais ser de oposição, ter pensamentos contrários a outra corrente política?Teremos de viver, em pleno século XXI, o ultrapassado coronelismo?

Sorte que a população, independente de partidos políticos, pressionou os parlamentares contra  essa arbitrariedade. Dos 15 vereadores somente um votou pelo processo de cassação. O projeto foi arquivado pela Câmara. Uma vitória da população, da verdadeira política que está sempre ao lado dos movimentos sociais e da pluralidade.

No dia seguinte, na terça-feira (04/02), foi a vez dos moradores de Sumaré mostrarem indignação pelo projeto da prefeita Cristina Carrara (PSDB) que quer privatizar o Departamento de Água e Esgoto do município. Infelizmente, os vereadores diante do questionamento da população, se acovardaram e preferiram suspender a sessão. Mas que fique bem claro, os cidadãos querem explicações.  A administração precisa entender de vez que quem tem voz ativa é a comunidade. Prefeito e vereadores representam a vontade popular. Será que eles ainda não entenderam isso?

Arlei Medeiros

Presidente do PSoL Campinas

Coordenador do Observatório de Gestão Pública do Trabalhador

Nenhum comentário:

Postar um comentário