Translate - Tradutor

Visualizações de página

segunda-feira, 16 de julho de 2012

TERRORISMO EM NITERÓI

INTERSINDICAL
Estaleiros demitem cerca de 50 metalúrgicos por justa causa

Os estaleiros de Niterói partiram para o terrorismo. Na tarde de terça-feira, dia 10, durante paralisação dos metalúrgicos, o Estaleiro STX demitiu, por justa causa, cerca de 30 trabalhadores. Muitos desses trabalhadores são cipeiros ou candidatos nas chapas que disputam a eleição do sindicato, portanto, gozam de estabilidade no emprego. Houve casos de demitidos que estão, inclusive, de licença-médica. Na manhã desta quinta-feira, dia 12, novamente vários outros trabalhadores foram notificados de que estavam sendo demitidos por justa causa.

Já o Estaleiro Enaval, cujos funcionários também estão paralisados, demitiu cerca de dez companheiros, também cipeiros, candidatos às eleições do sindicato e demais trabalhadores, muitos com mais de dez anos de trabalho na empresa.

Ao invés de sentar para negociar e apresentar uma proposta, os estaleiros escolheram o caminho da ilegalidade, do terrorismo e das práticas antissindicais, tentando quebrar a resistência legítima dos metalúrgicos, que lutam para que a proposta conquistada pelos funcionários do Estaleiro Ultratec UTC seja estendida ao conjunto da categoria.

Diante do terrorismo das empresas, os metalúrgicos permanecem dentro dos estaleiros, de braços cruzados. 

Cabe lembrar que a indústria naval vive um período de expansão e muitos lucros, beneficiando-se de bilionários investimentos públicos operados pelo BNDES.

O terrorismo dos estaleiros e do Sinaval (sindicato patronal) precisa ser rechaçado. Práticas antissindicais dessa natureza devem ser repudiadas por todos. Conclamamos o conjunto das organizações populares e democráticas a apoiarem a luta dos metalúrgicos, denunciarem o terrorismo praticado pelos estaleiros, exigindo respeito ao direito dos trabalhadores.

- reintegração imediata de todos os demitidos da STX e Enaval

- atendimento das reivindicações dos metalúrgicos

- nenhuma punição. Lutar é um direito!

- basta de terrorismo e intimidação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário